domingo, 26 de outubro de 2008

Continuando a história da minha vida...

continuando... Talvez os conflitos com meu peso na minha adolescência tenham me tornado uma pessoa anciosa, pois toda vez que eu ficava nervosa passei a roer minhas unhas, a minha ansiedade não me fazia sair comendo tudo que via pela frente como acontece com a maioria dos obesos, pelo contrário , eu não comia nada quando estava nervosa, a não ser minhas unhas...com 13 anos comecei a ter meus conflitos internos, principalmente por não poder me vestir do jeito que eu queria, com vestidos, saias e etc...
Aos 14 anos, no final do ano de 1994, fiz minha primeira viagem à Recife para festejar meus 15 anos,não teve festa, o meu presente foi a viagem... foi tudo maravilhoso, mas na hora de colocar um maiô para ir pela primeira vez à praia foi um horror, o que deveria ser um momento mais que especial se tornou um momento meio que angustiante, pois eu não queria tirar a canga de jeito nenhum, morria de vergonha das minhas primas e dos meus tios... foi uma luta, e de tanto minha prima insistir e dizer que isso era besteira eu acabei tomando banho de mar pela primeira vez, teria sido perfeito se eu não tivesse com tanta vergonha de me expor... e durante todo mês que passei nessa viagem enfrentei situações de medos e inseguranças em relação ao meu sobrepeso, mas apesar de tudo foram férias maravilhosas... Momentos lindos que passei ao lado das minhas primas queridas ;)
De volta à Manaus, já com 15 anos, eu mesma resolvi que iria começar uma dieta e emagrecer, pois eu não queria mais passar pela vergonha que tive na praia, lembro que na época meu pai comprou uma esteira e eu mesma passei a andar uma hora por dia e a comer bem pouco, me privava de tudo que eu gostava de comer, foi ai que tive a consciência de que eu precisava perder peso e me esforçar bastante para poder aproveitar minha adolescência... estava travada minha grande luta para emagrecer ... nesse tempo, com muitooo esforço, emagrecei bastante, com 16 anos estava com um corpo legal, nunca consegui ficar magra, mas estava bem melhor, com uma cintura bem fininha e ai foram meses de muitas felicidades, me olhava no espelho, saia com as minhas amigas usando calça jeans, foi o máximo... mas como tudo que é bom dura pouco, essa fase passou rápido... Com quase 16 anos comecei a engordar de novo, porque ninguém consegue ficar sem comer o que gosta por muito tempo e voltei a comer o que eu gostava, não em grandes quantidades, mas comia...e foi ai que percebi o quanto que o meu metabolismo é lento, ele simplesmente absorve tudo que eu como e mesmo que eu comesse pouco eu estava engordando, e ai eu pensava: Mas por que minhas amigas comem bem mais do que eu e não engordam??? eu comia duas fatias de pizza e quando ia me pesar já tinha engordado 1 kg e elas se acabavam de comer e não engordavam uma grama se quer! Que coisa injusta !
É muito difícil manter um corpo magro quando se é geneticamente obesa, é uma luta constante... quando eu percebi isso me bateu uma tristeza, pois já tinha engordado tudo de novo e estava sem saco pra começar mais uma vez, então fiquei mais um tempo gordinha, se bem que não estava tão gorda como antes, mas bem acima do peso normal.
Com 16 anos descobriram que eu tinha ovários policísticos, fiquei muito triste pois tive que começar a tomar hôrmonios para diminuir e acabar com os cistos e ai foi um desastre, pra quem já tem tendência pra engordar e ainda ter que tomar hôrmonios... mas mesmo assim eu não desisti, sempre frequentei academias, fazia musculação, todas as aulas de salão, e assim conseguia ficar gordinha,mas sem ser uma obesa mórbida...
Em 1997 conclui meu segundo grau e aí começou uma nova etapa da minha vida.Meu sonho era fazer faculdade de Direito, mas minha ansiedade mais uma vez me atrapalhou um pouco... eu tinha me preparado o ano inteiro pra essa prova, e sempre fui uma aluna exemplar no colégio, tirava boas notas, era super organizada e disciplinada, mas na hora "H " me bateu um nervosismo muito grande, começei a ter dores de barriga e naquele estado não consegui fazer a prova, foi minha primeira crise de gastrite nervosa... nossa isso foi um trauma na minha vida, pois vi meu sonho indo embora... fiquei com um pavor enorme de prestar vestibular novamente pra Direito e isso, por incrível que pareça, afetou no meu emocional e consequentemente no meu peso, pois começei a engordar mais e mais, mesmo sem comer muito!
Como não passei em Direito, que era meu maior sonho, comecei a fazer faculdade de administração, nessa fase tudo é diferente, as pessoas, além de estudarem, querem curtir, sair pra festas etc e tal. e mais uma vez meu surgiram conflitos comigo mesma e meu sobrepeso... eu estava bem gordinha e quase sempre dispensava vários convites de ir pra aniversários e festas, pois eu não tinha roupa pra ir e ai sempre inventava uma desculpa!
Em 2000, com 20 anos, comecei a fazer estágio na Sefaz, foi uma nova fase da minha vida, aprendi coisas bem legais, para mim foi o paraíso, pois estava trabalhando na area que eu sempre sonhei que era o Direito... eu lia processos, estudava direito tributário e procurava fazer sempre o melhor, conheci pessoas maravilhosas e tudo estava indo bem, menos eu e o meu peso, nessa época eu tive que sair da academia, pois não tinha tempo e foi nesses dois anos que passei lá que engordei como nunca, estava com 92 kgs, mal conseguia subir as escadas... mas sem ter como ir pra academia fiquei aguentando meu peso por mais um tempo... Como sempre fui uma pessoa que impunha respeito, as pessoas sempre me respeitavam muito, mas mesmo assim de vez enquanto eu ouvia alguem falando: ah a Vanessa, aquela gordinha, branquinha! isso doía bem no fundo da minha alma, mas tentava deixar pra lá, já que eu era gordinha mesmo. Mas nunca me acostumei com essa idéia de ter nascido gorda.
Eu pensava que o meu peso ia me trazer problemas com namoros etc., mas por incrível que pareça eu nunca tive problemas com isso, sempre tinha vários rapazes querendo namorar comigo, talvez eles vissem minhas outras qualidades, como pessoa mesmo, pois sempre fui uma garota de princípios. Acho curioso isso, geralmente garotas gordinhas nunca estão namorando, e eu, mesmo estando gordinha sempre chamei atenção, isso realmente foi uma coisa que eu não tive problemas, sempre tinha dois ou três rapazes querendo namorar sério comigo, eu é que fugia muitas vezes... acho que isso foi um fator que levantava minha auto-estima e me fazia esquecer um pouco da minha obesidade...

Nenhum comentário: